Assim como a comida pode nos curar, ela pode nos adoecer.
“A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”
“Você é o que você come”
Na teoria conhecemos essas frases de cor, mas e na prática?
Vivendo essa gangorra de emoções, incertezas, dúvidas e medos deste ano que está cheio de: “vai ou fica”, “volta não volta”, “abre e fecha”, além de ver muitos dos objetivos de curto prazo cancelados ou adiados eu reparei que comecei a abrir muitas EXCEÇÕES e descuidei muito da minha alimentação. Parecia que sempre tinha algum momento que pedia algo…

Já faz uns 20 dias que eu percebi que estava muito longe de quem EU SOU e onde eu QUERO ESTAR.
A boa e a má notícia é que nós somos os únicos únicos responsáveis pelo lugar onde nos colocamos. Quando me dei conta de tudo isso e do caminho que estava seguindo, automaticamente parei, reorganizei e decidi retomar antes que o prejuízo fosse ainda maior.

Isso pode não ter interferido significativamente no meu peso, mas fez uma grande diferença na minha composição corporal e principalmente no meu EMOCIONAL.
Sim, além de afetar o nosso corpo fisicamente, a alimentação (boa ou ruim) afeta diretamente nossos hormônios, humor, sono, disposição, imunidade, sistema inflamatório, recuperação muscular e etc. Além de criar uma dependência psicológica por determinados alimentos ou “líquidos”…
E aí eu te faço uma pergunta, sabendo que a gasolina daquele posto é ADULTERADA, NÃO PRESTA e que pode danificar o seu carro, mesmo assim, você abasteceria?
Pensando logicamente, a resposta seria NÃO
Mas e por quê, mesmo sabendo tudo isso sobre a comida, não conseguimos dizer não?
- que os refinados fazem mal;
- bem como a farinha branca;
- os hidrogenados;
- processados;
- industrializados;
- os “antes”,
- ETC

É que a comida envolve muitos outros fatores além da razão e muitas vezes você não está nutrindo seu CORPO e sim a sua MENTE (EMOÇÃO) que já está condicionada e sempre que precisar, vai te pedir algo para se sentir bem, confortável, seguro, reduzir a ansiedade ou o stress…
Percebeu que tudo que citei aqui em cima tem caráter emocional, deveria ser tratado de outra maneira e não com COMIDA FÍSICA, não é mesmo?
De manhã – um pãozinho quentinho
Netflix – merece uma pipoca
Chuva – um brigadeiro
Stress – um copo de bebida
TPM – pede doce
Amendoim – vai bem com cerveja, azeitona, pastel e hambúrguer também
Domingo é dia de pizza, aliás, qualquer noite vai bem uma pizza!
Depois de uma refeição… Vem a sobremesa!
E pra não perder tempo – comida embalada / processada e industrializada
Vai fazendo a conta…

Além disso, o consumo de alimentos gordurosos, como as típicas ‘junk foods’, está associado ao aumento de depressão e ansiedade”, conta o pesquisador Cristiano Mendes da Silva, do Laboratório de Neurociência e Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para matéria da BBC Brasil.
Sabendo disso eu te pergunto, você ultimamente mais se alimenta para matar a fome ou satisfazer desejos ou para nutrir o seu corpo?
Só quem faz dieta sabe o quanto é sofrido perder os quilos que ganhamos com tanta “facilidade” e se tem uma coisa que eu não gosto de associar a comida ou a alimentação é ao sofrimento. PRAZER COM EQUILÍBRIO sempre!
Outra coisa legal que li nas minhas pesquisas pra escrever esse texto, é que 90% dos receptores de serotonina, estão no INTESTINO. A serotonina regula o humor, alivia a dor, logo, o que cai ali também ajuda a aliviar e o nosso cérebro entende e pede cada vez mais (aí começam os vícios)!

“Comer mal danifica o cérebro, por um processo conhecido como estresse oxidativo — a liberação de radicais livres de oxigênio no corpo acontece naturalmente e se avoluma com a idade, mas a dieta pode acelerar esse acúmulo.” Aponta um estudo da BBC Brasil.
“Mas o que faz bem ao cérebro? Alimentos anti-inflamatórios, gorduras simples (monossaturadas ou poli-insaturadas) e antioxidantes, como frutas, legumes, nozes e vinho, parecem ter um efeito restaurador sobre o órgão, protegendo-o do estresse oxidativo e da inflamação, que afeta o equilíbrio entre os neurotransmissores, responsáveis por regular nossas emoções.”

“Indivíduos que adotam dieta mediterrânea (com mais fibras, azeite, verduras, frutas e legumes in natura e poucos produtos processados) tiveram um risco 33% menor de desenvolver depressão do que aqueles cuja dieta menos se assemelhava à mediterrânea”, afirma a cientista Camille Lassale. Se você aliar uma boa alimentação a prática de exercícios físicos, é sucesso na certa!
Agora que eu te contei tudo isso, vai continuar abastecendo o seu carro de pouquinho em pouquinho com gasolina adulterada ou vai encher o tanque em um posto bom para ter autonomia e não ter despesas nos futuro com as peças danificadas do carro?
Que tal pensar no longo prazo e no maior desejo que, assim como eu, tenho certeza que você também tem?
Ter saúde sempre além de longos e tranquilos anos de vida?!
Racionalizar, como fizemos com a gasolina ajuda.
Lembrar dos seus objetivos a se manter firme neste momento também!
No meio desta nova rota, que tracei durante os dias de quarentena, conheci a @zimuoficial , que me apresentou uma comida de qualidade, de verdade e pronta para o consumo, mas com todos os nutrientes pois não vem congelada.
O que eu estou achando? Adorando não ter que cozinhar todos os dias e comer bem 🙏🏼💓

Além disso, meu pontapé inicial foi com uma experiência de Detox a convite da amiga @andrea_gusmao e adorei. Voltei aos meus planos com a @Dra.anacarlacouto
A próxima etapa é uma consulta com a minha super nutri @janainaportoalegre e agora com a @zimuoficial abastecendo o meu tanque, ninguém mais segura.
No meio de tudo isso, mentalize três palavras que podem te ajudar. Eu gosto de usar:
Foco Força e Fé.
Lembre-se que você pode. Você merece. Você deve.
Por isso eu repito
NUTRA SEU CORPO E ALIMENTE SUA ALMA.
É isso, espero que esse desabafo meu tenha servido pra te mostrar que estamos todos juntos e juntos conseguiremos superar!
Ah: Se você mora em Floripa ou região e ficou curioso para experimentar as comidinhas da Zimu, ela é parceira do InspiraTRI. Usando o cupom de desconto MARCELABALDI você ganha 5% de desconto nos pedidos que podem ser feitos pelo site ou pelo whats (depois me conta o que achou)!